História da Liga


A Liga Barba & Cabelo do Cartola FC nasceu em 2014, com 19 cartoleiros, a maioria principiante. Expandiu para 23 participantes no seu segundo ano, quando houve o primeiro encontro presencial de seus membros, no início de dezembro, na Escola de Futebol do SPFC, em Osasco. E em 2016, a Liga dobrou de tamanho, atraindo 47 cartoleiros. No dia 10 de dezembro daquele ano, mais uma vez, os cartoleiros reuniram-se para futebol e churrasco no Clube Atlético Coopercotia, em São Paulo.



1º evento em 2015 em Osasco/SP

Em 2017, a Liga B&C mais que dobrou o seu tamanho, reunindo 96 cartoleiros, com participantes de vários Estados e, pela primeira vez, com a presença de cartoleiras.

Houve dois encontros no Clube Coopercotia, um ao final do primeiro turno do Brasileirão e o outro em dezembro, ao término da temporada. Churrasco, chopp, bate-papo e muita diversão, com futebol e truco, marcaram os eventos.

Já em 2018, nada menos que 128 cartoleiros assinaram com a Liga B&C, dos quais 12 mulheres e 34 representantes de outros Estados. Também fizemos dois encontros no Coopercotia. Além do tradicional futebol com chopp e churrasco (com destaque para a costela e o abacaxi com canela), alguns passaram a tarde jogando poker..

A sexta temporada da Liga Barba & Cabelo, disputada em 2019, manteve o número de 128 cartoleiros inscritos, sendo 89 remanescentes do ano anterior e 39 renovações. Tivemos um bom número de 12 mulheres na Liga. Do total de participantes, 44 eram de fora do estado de São Paulo, sendo dois “estrangeiros”: um nos EUA, outro no Chile. Fizemos dois eventos com futebol, churrasco e muita alegria.

Em 2020, ninguém poderia imaginar que o mundo fosse abalado por uma pandemia. Para conter o avanço do contágio pelo novo coronavírus, muitas medidas de restrição de circulação foram tomadas. Até o nosso futebol parou. E a temporada só começou em agosto. Assim que abrimos as inscrições para a sétima edição da Liga, não demorou muito para completarmos as 128 vagas (parece que os cartoleiros estavam ansiosos pelo retorno), com apenas 23 mudanças em relação ao ano anterior. Dez cartoleiras seguiram na liga conosco. Tivemos 42 integrantes de outros estados e três residentes nos Estados Unidos. Infelizmente, não conseguimos realizar o tradicional churrasco de confraternização da Liga.


O primeiro campeão da Liga foi o palmeirense Bruno Trevisan (Gourkuf). Em 2015, o são-paulino Marcelo Manzano (Manzano) levou a melhor. E o palmeirense Lucas Trevisan (Order & Justice) venceu o campeonato de 2016.

Em 2017, em disputa acirradíssima na reta final, terminou à frente o cartoleiro são-paulino Emerson Cordeiro (Tricolor 6-3-3). Já em 2018, o botafoguense Fábio Leão (Vai Fogao @) foi o campeão, com certa margem de segurança para o segundo colocado. Na edição de 2019, a flamenguista Luciana de Lima (Luk # Mengão) sagrou-se campeã e confirmou que mulher também entende muito de futebol.

Na temporada de 2020, o torcedor do Atlético-MG Breno Vasconcelos (Breno Galo) levou a melhor. Foi a primeira vez que um cartoleiro residente fora de São Paulo sagrou-se campeão da Liga Barba & Cabelo.

Outro ponto forte de nossa liga de amigos, além da própria disputa do Cartola (com resenha ao final de cada rodada) e dos “Fut’churras”, é a interação no grupo de WhatsApp. Num dia a dia tão corrido, o bate-papo e a tiração de sarro dentro do mundo futebolístico, sempre buscando não ultrapassar o limite do aceitável, é um ambiente relaxante, que nos faz dar boas risadas. Muitos também pedem as camisas personalizadas da Barba & Cabelo.

2º evento em 2016 no Clube Coopercotia em São Paulo/SP


3° evento da Liga, no Clube Coopercotia, em agosto 2017


4° evento da Liga, no Clube Coopercotia, em dezembro 2017


5° Encontro no dia 18/08/2018 no Clube Coopercotia


6° Churrasco da Liga no dia 09/12/2018


Futebol e churrasco de 31/8/2019, no Coopercotia


Encontro da turma em 8/12/2019, no Coopercotia


O ano de 2021 começou com esperança pela chegada de vacinas contra a Covid. Mas, por conta do aumento de casos, as medidas de proteção sanitária continuaram. Pelo menos, desta vez, o futebol não parou e a Liga B&C segue de vento em popa. Mais uma vez, completamos as 128 vagas de cartoleiros sem dificuldades. Tivemos apenas 23 trocas com relação a 2020. Nesta oitava temporada, 41 integrantes residem fora do estado de São Paulo e três escalarão dos EUA. Onze mulheres inscreveram-se e prometem dar trabalho. Ainda não sabemos se teremos o nosso tão aguardado churrasco de confraternização. Mas a Liga Barba & Cabelo, mesmo sem churrasco, continua aproximando pessoas e gerando amizades. Parabéns e boa sorte, Cartoleiros B&C!